quinta-feira, 15 de maio de 2014

Padrões de Beleza

Crédito da foto para a campanha "Love My Body" da Victoria's Secret / Arte: Camila Araujo
     Na reunião de quinta-feira (15/5), mediada por Giulia C. G. Araujo, o tema abordado foi “Padrões de Beleza”. Como base foi utilizada a introdução do livro “Mito da Beleza”, da escritora feminista Naomi Wolf.
     O encontro começou com a pergunta: seria “ditadura” uma palavra muito forte para ser adotada no termo “ditadura da estética”? Xs participante acreditam que, apesar de forte, a palavra é cabível, visto que são impostas regras às mulheres de como estas devem se portar e se apresentar diante da sociedade.
     Sob a ótica histórica, a maior participação feminina no espaço público, devido à urbanização, trouxe consigo a ideia de que toda mulher deve sair bem vestida, com a pele perfeita e o cabelo arrumado. Como exemplo disso, foi citado o espartilho, que em sua época era essencial para todas as mulheres.
Giulia Araujo (primeira, da esquerda para a direita) mediou o debate que
rolou em frente a sala do CAVH
     A política do consumismo vigente no sistema capitalista é reforçada para as mulheres. As revistas femininas ditam o que estas devem comprar para se encaixarem nas normas da sociedade. A magreza e a juventude são os principais pontos dedicados ao público feminino, fazendo com que, muitas vezes, a obsessão delineie a mente das mulheres. Obsessão, essa, que pode gerar sérios problemas como anorexia, bulimia, entre outros.
     É importante ressaltar a diferença que há entre padrões de beleza de determinadas classes sociais. Enquanto que para as mulheres de classe alta a magreza é priorizada, para aquelas de classe baixa as curvas à la Valesca Popozuda são mais valorizadas.
     Após essas reflexões, chegamos a conclusão de que a beleza varia conforme espaço, tempo e sociedade. Em relação a esse tema, o feminismo é fundamental, pois este mostra às mulheres que elas tem liberdade para optar por seguir os padrões ditados pela sociedade ou simplesmente quebrá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário