quinta-feira, 20 de março de 2014

Questão Trans*

Arte: Camila Araújo
A primeira reunião em conjunto da Frente Feminista Lisandra com a Frente LGBT+ Casperiana aconteceu no dia  20 de março, tendo como tema a Questão Trans* e sendo mediada por Marina Garcia e Letícia Dias.
Iniciamos a reunião tratando das distinções entre sexo biológico, expressão de gênero, identidade de gênero e orientação sexual. O debate seguiu com dúvidas principalmente relacionadas a percepção do indivíduo enquanto sujeito trans*, em seguida  caminhou para a invisibilidade social pela qual esta pessoa passa. Foram enumeradas as infinitas dificuldades relacionadas a vivência cotidiana e a própria violência que a comunidade trans* sofre, como a utilização do banheiro e as dificuldades em conseguir usar o nome social em ambientes de trabalho.
As complexidades do tema sendo debatidas em frente ao CAVH, na Cásper
Foto: Marina Braga
Ainda na discussão inicial sobre identidade de gênero e expressão de gênero foram destacadas as amarras sociais impostas a cada indivíduo. Socialmente é esperado de cada pessoa, de acordo com seu sexo biológico, uma série de comportamentos pré estabelecidos sendo desta forma necessário para atingir a livre expressão de qualquer forma de gênero e sexualidade o rompimento com este sistema.

O esqueminha trazido pela Marina Garcia para
explicar melhor as nomenclaturas e
definições / Foto: Marina Braga

Com a maioria das dúvidas mais básicas esclarecidas, tentamos contextualizar a questão dentro do feminismo. Refletimos se o destaque dado a mulheres trans* dentro do feminismo e a invisibilidade dos homens trans* tem a ver com o gênero como elxs foram socializadxs até a transição. Também falamos sobre os conflitos entre certas correntes do feminismo (principalmente o feminismo radical) e pessoas trans*.

Exploramos a origem desses conflitos, as motivações por trás das ações de cada grupo, e procuramos quebrar preconceitos e entender essas relações de um ponto de vista neutro, para que cada pessoa pudesse fazer sua própria reflexão e estimular o estudo próprio sobre o assunto.







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