quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O Segundo Sexo: A experiência vivida - Simone de Beavouir


No dia 5 de setembro, no Centro Acadêmico Vladmir Herzog da Faculdade Cásper Líbero, discutimos um livro de grande importância para a história do feminismo. "A experiência vivida" é o segundo volume do livro “O segundo sexo”, de Simone de Beauvoiur, e analisa a condição feminina nas esferas sexual, psicológica, social e política.

Como Simone explica, foi sem perceber que as mulheres se tornaram “o segundo sexo”, foram esquecidas sob as sombras do patriarcado. Assim, construímos historicamente uma imagem invertida das mulheres. A sociedade aprendeu: O homem é forte, inteligente, pensa racionalmente. A mulher? O contrário.

A frase mais ilustre no “mundo” feminista está neste livro de Simone:  “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam de feminino.”

Lá, discutimos as responsabilidades e desejos das mulheres do pós-guerra no qual está inserido o contexto do Segundo Sexo, enquanto contrapomos com a nossa realidade. Discutimos nossa liberdade e tratamento perante o “primeiro sexo” e assim, falamos de nós mesmxs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário